"Questões Metodológicas na Medição de Literacia Financeira"

Pesquisa Amostral

O projeto de pesquisa "O conhecimento financeiro do português" é uma iniciativa de um grupo de investigadores do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro, Portugal em colaboração com Departamento de Economia e Finanças (DEF) da Universidade de Roma "Tor Vergata" e projetado para medir o grau de conhecimento do português sobre as diferentes questões financeiras.
Para participar da pesquisa basta preencher o questionário *, respondendo a uma série de perguntas.
*
O questionário está estruturado de forma a garantir o anonimato dos participantes e em conformidade com os regulamentos de privacidade.

 

Aqui estão algumas informações detalhadas sobre a iniciativa, e para preencher o questionário diretamente na linha, basta usar o seguinte link ...

Preencha o questionário
(Para preencher clique abaixo no ícone)

Compila il questionario!

 

 

 


 

Os promotores da iniciativa

Um grupo de pesquisadores universitários do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro, Portugal, e com a colaboração de investigadores universitários do Departamento de Economia e Finanças (DEF) da Universidade de Roma "Tor Vergata", deu início a um projeto de pesquisa para estudar o conhecimento em questões financeiras em Portugal e as escolhas financeiras dos consumidores. Os dados, coletados estritamente em modo de anonimato, serão tratados exclusivamente por pesquisadores da universidade e apenas para fins de investigação.

Os objectivos da investigação

Os objetivos da investigação são:
(1) medir o grau de preparação das pessoas sobre questões financeiras;
(2) analisar como o conhecimento influencia o comportamento no setor financeiro;
(3) fornecer informações úteis para avaliar a adequação do atual sistema de proteção dos consumidores e, eventualmente, sugerir possíveis melhorias.

Qual é a participação

Os participantes da pesquisa são convidados a responder a um questionário de 100 perguntas, das quais apenas metade (50 perguntas de # 15 a # 65) são parte do teste real, a outra relativa ao perfil sócio-demográfico (idade, sexo , profissão, etc.) e habilidade financeira (por exemplo, a frequência com que você controla o saldo da conta corrente), sendo de compilação menos exigente e mais rápido..

O tempo estimado para a conclusão é de cerca de 25 minutos.

Quem pode participar

São convidados a contribuir com a pesquisa, respondendo às perguntas do questionário, todos aqueles que são cidadãos portugueses (ou, embora estrangeiros tenham residência permanente em Portugal), tenham completado 18 anos de idade e ao proceder ao preenchimento do inquérito concorda com o processamento dos dados recolhidos para fins de investigação .

 

Por que participar?

Para "Ajudar a pesquisa". Neste caso trata-se de pesquisa em finanças e a contribuição solicitada é de apenas alguns minutos do seu tempo. O objetivo é entender como melhorar a proteção dos consumidores, sendo que deste modo a sua contribuição vai ajudar a melhorar o bem-estar de todos.

"Conhecer-se a si mesmo"
A fim de agradecer a todos aqueles que querem fazer uma contribuição, preencha o questionário de forma integral e a atenção dada ao mesmo foi pensada para proporcionar no fim da compilação - enviar simultaneamente o questionário - uma visão global do seu conhecimento financeiro, relacionados por uma "análise detalhada, que os mais perspicazes serão capazes de usar como um check-up das suas habilidades no setor financeiro.

 
Os pedidos de conhecimento financeiro

O conhecimento financeiro será testado na parte central do questionário, através de algumas questões de escolha múltipla ("questionário") sobre diversos temas financeiros (dinheiro, empréstimos, investimentos, etc.). Você pode responder a cada pergunta, selecionando uma das três alternativas possíveis (das quais uma e somente uma é correta) ou respondendo indicando a opção "não sabe". Não é um teste ou uma competição, mas numa pesquisa é recomendado recorrer ao "não sabe" todas as vezes que você não é capaz de responder com segurança razoável a uma questão, evitando assim que selecione uma das outras alternativas aleatoriamente e acabando por enviesar os resultados. As questões não se referem a dados sensíveis (e lembre-se que o questionário garante o anonimato completo), mas se você decidir não querer responder a uma pergunta você pode selecionar a opção "Prefiro não responder", que estará sempre presente.
 

O uso de produtos e serviços financeiros ...
A terceira parte do questionário diz respeito à utilização de produtos e serviços financeiros (por exemplo, o uso de cartões de crédito, a adesão a fundos de pensões, etc.). As respostas a estas perguntas serão utilizadas para verificar a presença de uma relação entre o conhecimento em questões financeiras e da utilização de instrumentos financeiros, fornecendo informações sobre o papel do conhecimento no comportamento financeiro das pessoas e evidenciado a presença de algumas falhas.

... e o comportamento financeiro
A última parte do questionário contém algumas perguntas para conhecer alguns hábitos financeiros, e os respondentes são convidados a manifestar algumas opiniões pessoais.

 

Preencha o questionário
(Para preencher clique abaixo no ícone)

Compila il questionario!

(Última Atualização: 05 janeiro de 2015)